GPEA

Sobre

O GPEA (Grupo de Pesquisa em Engenharia de Algoritmo) foi criado em 2006 no Departamento de Informática da UEM.

As atividades de pesquisa do GPEA estão concentradas no projeto e análise teórica e experimental de algoritmos para automação de planejamento em sistemas de produção e computação aplicados a problemas complexos de gerenciamento de recursos.

A missão do grupo é a investigação de algoritmos eficientes para resolução de problemas de otimização  com ênfase em aplicações envolvendo espaços de busca complexos e grande quantidade de dados. O foco atual é a otimização de escalonamentos na agroindústria, no transporte, em hospitais,  em escolas e na indústria de software.

O objetivo principal desta pesquisa consiste na investigação e no desenvolvimento de modelos e algoritmos aplicáveis em problema computáveis de escalonamento e problemas correlatos.

No contexto de hospitais, estamos desenvolvendo algoritmos de otimização de escalonamento de enfermeiros.

Para o caso de escalonamento de enfermeiros já temos resultados concretos publicados em evento internacional, o que nos permite propor a investigação de novas estruturas de busca na vizinhança baseada na resolução de modelos de programação matemática e grafos. Estas técnicas ainda não são encontradas na literatura, sendo, portanto, uma contribuição inédita para o estado da arte.

Propomos estender a investigação dos algoritmos heurísticos encontrados até o presente momento, combinando com programação matemática, aplicando-os em novos problemas de escalonamento.

Além dos aspectos práticos, esses problemas são fomentadores da investigação de algoritmos eficientes, estimulando o desenvolvimento de novas técnicas que proporcionem avanços no projeto de algoritmos também para outros fins.