GPEA

LEAL

Laboratório de Engenharia de Algoritmo

(44) 3011-5117

O LEAL  está localizado na sala 201 do bloco C56. Os membros do GPEA desenvolvem suas atividades neste local que conta com ar condicionado split, sistema digital de controle de acesso e 7 (sete) computadores de diversas configurações, 3 (três) estações de trabalho de alto desempenho e acesso a vários servidores no data center.

Dispõe de uma rede local conectada a diversos servidores instalados em um Centro de Processamento de Dados (datacenter) da própria UEM.

servidores

O que é engenharia ?

É a ciência e a arte da aplicação de princípios científico e matemático para projetar coisas e resolver problemas em benefício da sociedade.

O que é algoritmo ?

Trata-se de um conceito na área de computação que significa uma seqüência finita de passos lógicos e bem definidos para resolver um problema. Esses passos posteriormente poderão ser escritos numa linguagem de computador e transformados num programa.

O que é Engenharia de Algoritmo ?

É a ciência e a arte da aplicação de princípios científicos e matemáticos para projetar algoritmos que resolva problemas de maneira eficiente. O conhecimento necessário para esta área resume-se em matemática, programação matemática, análise de algoritmos, teoria da computação, teoria dos grafos, combinatória e estrutura de dados.

Esta é uma nova denominação dentro da área de computação que reúne os aspectos teóricos e científicos da computação juntamente com aplicações em problemas reais. A ACM (Association for Computing Machinery) tem considerado essa nova área há mais de cinco anos, promovendo o evento anual ALENEX (Workshop on Algorithm Engineering and Experiments).

Motivação:

Constantemente nos deparamos com algoritmos concebidos a partir de formulações de programação matemática. Na literatura encontramos alguns desses algoritmos clássicos e muito importantes, tais como: algoritmo Húngaro para o problema de atribuição, algoritmo de Out-of-Kilter para Fluxo de Custo Mínimo, algoritmo de Edmond para Emparelhamento de Grafo não Bipartido. Alguns desses algoritmos baseiam-se em variáveis primais e/ou duais oriundas de formulações de programação matemática, como é o caso do Out-of-Kilter. Estes exemplos mostram a importância da programação matemática na concepção de algoritmos robustos e eficientes.

O trinômio Problema-Modelo-Algoritmo tem sido o foco de trabalho para a Engenharia de Algoritmo. Antes da resolução do problema diretamente por um algoritmo, a formulação de um modelo do problema deve ser uma fase imprescindível para a obtenção de um bom algoritmo. Os exemplos de algoritmos clássicos supracitados revelam essa necessidade.

foto-leal-final